Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida

Foto de Dom José Aparecido Gonçalves de AlmeidaJosé Aparecido Gonçalves nasceu 21 de julho de 1960, na cidade de Ourinhos (São Paulo).  Ordenado padre na Diocese de Santo Amaro no dia 21 de dezembro de 1986. Frequentou um curso de filosofia na FAI – “Faculdades Associadas do Ipiranga” em São Paulo (1980-1982) e do Bacharelado em Teologia na “Faculdade Nossa Senhora da Assunção”, São Paulo (1983-1986). Também possui doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Athenaeum “Santa Cruz” .

Durante o ministério sacerdotal, atuou como vigário paroquial e pároco da Paróquia Administrator “Santa Cruz” de Parelheiros, Diocese de Santo Amaro (1987-1988), Pároco da Paróquia “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” Jardim PRUDENCIA, diocese Santo Amaro (1988-1990), Oficial de Secretaria do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos em Roma (a partir de 1994).

É o Primogênito de quatro irmãos. Aprendeu cedo os passos da Igreja, pois com seu pai, que era vicentino,(hoje falecido) visitavam crianças em casas dos pobres mais pobres de Ourinhos. Aprecia a literatura brasileira e portuguesa, sem excluir a italiana. Tem um gosto particular pelos contos. Seu autor predileto é o Pe. Antônio Vieira, chamado por Fernando Pessoa o “Imperador da Língua”. Dedica-se o tempo que possui as leituras ligadas ao ministério sacerdotal e à sua área de atuação: Direito Canônico.

Fonte: Arquidiocese de Brasília